top of page

Educação Infantil

02 a 06 anos de idade

max-05_edited.png
imagem.png

Objetivos:

  • Proporcionar atividades em que o pré-escolar amplie suas experiências e conhecimentos;

  • Oferecer um ambiente adequado a aprendizagem;

  • Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem das crianças garantindo oportunidades de competências básicas no domínio cognitivo e  no domínio da sociabilidade;

  •  Desenvolver a curiosidade da criança e sua rapidez de raciocínio;

  • Contribuir para que a interação da criança na sociedade sejam produtivas  e marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito;

  • Permitir a criança o desenvolvimento da linguagem e do vocabulário, pela interação com outras crianças e adultos;

  •  Vivenciar situações que levam à compreensão dos direitos e deveres em relação aos companheiros e adultos;

  • Desenvolver a capacidade de expressão;

  • Desenvolver o raciocínio espacial;

  • Possibilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico, das relação numéricas e das formas geométricas, levando à verbalização de conceitos básicos,  através da experimentação concreta.

Campos de experiências:

  • O EU, O OUTRO E O NÓS - Este é o momento de interagir com colegas, professores e outros adultos. Conviver e descobrir! 

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS - Com o corpo aprendemos a explorar o mundo, o espaço e os objetos. Este é o momento de se expressar, fazer gestos, alongamentos, fazer sons e mímicas.

  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS - Esta é a hora de aprender com pintura, modelagem, colagem, fotografia, música, teatro, dança. Atividades com os colegas e individualmente.

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO - Por meio de conversas, histórias, poemas, parlendas e muitos textos, entraremos no universo da comunicação oral e escrita.

  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES - Esta é a hora de conhecer diversos espaços como a rua, o bairro e a cidade, tempos como dia e noite; ontem e amanhã, a natureza, as plantas e os animais, os números, as formas.​

 

EDUCAÇÃO INFANTIL 2 E 3 ANOS 

Corpo, gestos e movimento

 O eu, o outro e o nós

 Traços, cores e formas

 

EDUCAÇÃO INFANTIL 4 E 5 ANOS 

Predominância de Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento dos Campos de Experiências:

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Gêneros Textuais:

02 A 03 ANOS

Os gêneros textuais são selecionados considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo Escuta, Fala, Pensamento e imaginação, contemplando a gradação e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Por exemplo:

EXEMPLO: quadrinhas, trava-línguas, cantigas, parlendas, regras de brincadeiras.

 

04 A 05 ANOS

Os gêneros textuais são selecionados considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo Escuta, fala, Pensamento e Imaginação, contemplando a gradação e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Por exemplo:

EXEMPLO: poemas, listas, cartaz, receita, contos, texto informativo.

bottom of page