Educação Infantil
02 a 06 anos de idade


Objetivos:
- 
Proporcionar atividades em que o pré-escolar amplie suas experiências e conhecimentos; 
- 
Oferecer um ambiente adequado a aprendizagem; 
- 
Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem das crianças garantindo oportunidades de competências básicas no domínio cognitivo e no domínio da sociabilidade; 
- 
Desenvolver a curiosidade da criança e sua rapidez de raciocínio; 
- 
Contribuir para que a interação da criança na sociedade sejam produtivas e marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito; 
- 
Permitir a criança o desenvolvimento da linguagem e do vocabulário, pela interação com outras crianças e adultos; 
- 
Vivenciar situações que levam à compreensão dos direitos e deveres em relação aos companheiros e adultos; 
- 
Desenvolver a capacidade de expressão; 
- 
Desenvolver o raciocínio espacial; 
- 
Possibilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico, das relação numéricas e das formas geométricas, levando à verbalização de conceitos básicos, através da experimentação concreta. 
Campos de experiências:
- 
O EU, O OUTRO E O NÓS - Este é o momento de interagir com colegas, professores e outros adultos. Conviver e descobrir! 
- 
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS - Com o corpo aprendemos a explorar o mundo, o espaço e os objetos. Este é o momento de se expressar, fazer gestos, alongamentos, fazer sons e mímicas. 
- 
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS - Esta é a hora de aprender com pintura, modelagem, colagem, fotografia, música, teatro, dança. Atividades com os colegas e individualmente. 
- 
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO - Por meio de conversas, histórias, poemas, parlendas e muitos textos, entraremos no universo da comunicação oral e escrita. 
- 
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES - Esta é a hora de conhecer diversos espaços como a rua, o bairro e a cidade, tempos como dia e noite; ontem e amanhã, a natureza, as plantas e os animais, os números, as formas. 
EDUCAÇÃO INFANTIL 2 E 3 ANOS
Corpo, gestos e movimento
O eu, o outro e o nós
Traços, cores e formas
EDUCAÇÃO INFANTIL 4 E 5 ANOS
Predominância de Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento dos Campos de Experiências:
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Gêneros Textuais:
02 A 03 ANOS
Os gêneros textuais são selecionados considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo Escuta, Fala, Pensamento e imaginação, contemplando a gradação e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Por exemplo:
EXEMPLO: quadrinhas, trava-línguas, cantigas, parlendas, regras de brincadeiras.
04 A 05 ANOS
Os gêneros textuais são selecionados considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo Escuta, fala, Pensamento e Imaginação, contemplando a gradação e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Por exemplo:
EXEMPLO: poemas, listas, cartaz, receita, contos, texto informativo.
