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Ensino Fundamental I e II

+ de 6 anos

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Objetivos:

  • O Ensino Fundamental com a duração de nove anos tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

  • A capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da escrita, leitura e cálculo.

  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores.

  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

  • Possibilitar ao educando conhecer a realidade brasileira, suas necessidades, seus recursos, preservação e conservação, como instrumento de sobrevivência do ser humano e da busca de soluções para os problemas básicos da população

Metas:

  • Estimular a competência comunicativa, compreendida como o desenvolvimento integrado das habilidades receptivas(ler e ouvir) e produtivas(falar e escrever);

  • Estimular a leitura, a compreensão global  de textos, a  inferência de dados e o reconhecimento dos elementos constitutivos do texto;

  • Estimular  a criatividade no aluno, o espírito de investigação, a habilidade de argumentação, análise, avaliação e crítica;

  • Suprimir a ocorrência de retenção por razões de inadequação  pedagógica ;

  • Estimular nos alunos a superação do senso comum para alcançar o conhecimento científico;

  • Desenvolver os conteúdos programáticos aproximando o saber  acadêmico ao cotidiano do aluno;

  • Desenvolver a interpretação e o espírito crítico dos alunos.

  • Adequar  o trabalho pedagógico a Nova Base Nacional Comum

Da Composição Curricular:

O Ensino Fundamental está organizado em Áreas do Conhecimento, com as respectivas competências, a saber:
I – Linguagens
II – Matemática
III – Ciências da Natureza
IV – Ciências Humanas
V – Ensino Religioso


Na composição do currículo  do Ensino Fundamental dos diferentes níveis e modalidades de ensino terá uma base nacional comum e uma parte diversificada, observando as 10 competências prevista na BNCC, aplicando-se a flexibilização curricular e temporal para alunos com necessidades educacionais especiais.


O Currículo do Ensino Fundamental deve
I -prever medidas que assegure aos estudantes um percurso contínuo e progressivo de aprendizagens ao longo do curso, promovendo integração nos nove anos desta etapa da Educação Básica, evitando a ruptura no processo e garantindo o desenvolvimento integral e autonomia.
II - prever a progressiva sistematização das experiências e saberes prévios dos estudantes com o desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo, novas formas de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Competência: 1. CONHECIMENTO
Competência: 2. PENSAMENTO CIENTÍFICO,CRÍTICO e CRIATIVO
Competência: 3. REPERTÓRIO CULTURAL
Competência: 4. COMUNICAÇÃO
Competência: 5. CULTURA DIGITAL
Competência: 6. TRABALHO e PROJETO DE VIDA
Competência: 7.  ARGUMENTAÇÃO
Competência: 8. AUTOCONHECIMENTO e AUTOCUIDADO
Competência: 9. EMPATIA
Competência: 10. RESPONSABILIDADE

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