Ensino Fundamental I e II
+ de 6 anos

Objetivos:
- 
O Ensino Fundamental com a duração de nove anos tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: 
- 
A capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da escrita, leitura e cálculo. 
- 
A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. 
- 
O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores. 
- 
O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. 
- 
Possibilitar ao educando conhecer a realidade brasileira, suas necessidades, seus recursos, preservação e conservação, como instrumento de sobrevivência do ser humano e da busca de soluções para os problemas básicos da população 
Metas:
- 
Estimular a competência comunicativa, compreendida como o desenvolvimento integrado das habilidades receptivas(ler e ouvir) e produtivas(falar e escrever); 
- 
Estimular a leitura, a compreensão global de textos, a inferência de dados e o reconhecimento dos elementos constitutivos do texto; 
- 
Estimular a criatividade no aluno, o espírito de investigação, a habilidade de argumentação, análise, avaliação e crítica; 
- 
Suprimir a ocorrência de retenção por razões de inadequação pedagógica ; 
- 
Estimular nos alunos a superação do senso comum para alcançar o conhecimento científico; 
- 
Desenvolver os conteúdos programáticos aproximando o saber acadêmico ao cotidiano do aluno; 
- 
Desenvolver a interpretação e o espírito crítico dos alunos. 
- 
Adequar o trabalho pedagógico a Nova Base Nacional Comum 
Da Composição Curricular:
O Ensino Fundamental está organizado em Áreas do Conhecimento, com as respectivas competências, a saber:
I – Linguagens
II – Matemática
III – Ciências da Natureza
IV – Ciências Humanas
V – Ensino Religioso
Na composição do currículo  do Ensino Fundamental dos diferentes níveis e modalidades de ensino terá uma base nacional comum e uma parte diversificada, observando as 10 competências prevista na BNCC, aplicando-se a flexibilização curricular e temporal para alunos com necessidades educacionais especiais.
O Currículo do Ensino Fundamental deve
I -prever medidas que assegure aos estudantes um percurso contínuo e progressivo de aprendizagens ao longo do curso, promovendo integração nos nove anos desta etapa da Educação Básica, evitando a ruptura no processo e garantindo o desenvolvimento integral e autonomia.
II - prever a progressiva sistematização das experiências e saberes prévios dos estudantes com o desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo, novas formas de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
Competência: 1. CONHECIMENTO
Competência: 2. PENSAMENTO CIENTÍFICO,CRÍTICO e CRIATIVO
Competência: 3. REPERTÓRIO CULTURAL
Competência: 4. COMUNICAÇÃO
Competência: 5. CULTURA DIGITAL
Competência: 6. TRABALHO e PROJETO DE VIDA
Competência: 7.  ARGUMENTAÇÃO
Competência: 8. AUTOCONHECIMENTO e AUTOCUIDADO
Competência: 9. EMPATIA
Competência: 10. RESPONSABILIDADE
