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Eixos do Currículo:

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e as brincadeiras. Deve garantir experiências que :

 

- Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais, que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

- Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

- Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

- Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

- Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

- Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

- Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade;

- Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

- Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;

- Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;

- Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;

- Possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

 

A AVALIAÇÃO

A avaliação da Educação Infantil, do Colégio Santa Clara, tem como instrumentos:

a) A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;

b) A utilização de vários registros realizados pelas crianças como desenhos, relatórios, escrita espontânea;

c) Análise do desenvolvimento infantil segundo Piaget (Construção do passado) e Emília Ferreiro (Escrita infantil).

 

ATIVIDADES

Para o sistema Pitágoras, na Educação Infantil, as situações problematizadas desafiam o saber do aluno incentivando a busca de determinados procedimentos e atitudes para resolvê-los.

Um problema deve ser sempre algo novo, não-realizado, ainda não compreendido e sem uma solução imediata. Apresentado de forma atraente e desafiadora, permite questionamentos a partir dos conhecimentos prévios, envolve levantamento de hipóteses e investigação.

 

 

 

 
Colégio Santa Clara, Desenvolvimento Neocyber