Home Conheça o CSC Rede Pitagoras
Rede Pitagoras

pitagorRede Pitágoras, com uma proposta educacional inovadora, tornou-se referência nacional em educação. Hoje, cerca de 589 escolas integradas em todo país, além de seis unidades no Japão, recebem todo o suporte e acompanhamento técnico-pedagógico, que fizeram da Rede Pitágoras referência de ensino no país. 

 

Em 2001 o Pitágoras iniciou sua atuação no ensino superior inaugurando a Faculdade Pitágoras em Belo Horizonte, Minas Gerais. Hoje, a Faculdade Pitágoras conta  com várias unidades em diversas regiões do Brasil. São oferecidos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de saúde, gestão, engenharia, educação e comunicação.  As parcerias com instituições de ensino internacionais permitem que os estudantes iniciem o ensino superior na Faculdade Pitágoras no Brasil e concluam em um dos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, México, Bulgária, República Checa, Grécia, Romênia, Eslováquia, China, França e Uruguai.

 

Rede Pitágoras tornou-se a primeira rede de ensino no Brasil a receber reconhecimento internacional com o Certificado de Qualidade ISO 9001. Esse reconhecimento, além de ressaltar a qualidade da capacitação e do material didático disponibilizado às escolas da Rede, confirma o que os nossos alunos já comprovam há muito tempo: para a Rede Pitágoras, a qualidade está sempre em primeiro lugar, resultando em um ensino comprometido com o sucesso.

A equipe que prepara mais, vence mais. A troca de experiências está presente em todas as atividades de capacitação, por meio de ações descentralizadas,  para que todos os profissionais de todas as escolas integradas, onde quer que elas se localizem, possam participar ativamente de todas as atividades do programa. A Rede Pitágoras prima pela interação em todo o Brasil.

Encontros Pedagógicos: oferecem aos profissionais das equipes docentes e técnicas oportunidade de desenvolvimento pessoal e atualização profissional. Acontecem em todo o Brasil, em locais próximos às escolas integradas à Rede. Constam de uma série de cursos, organizados por área de interesse/temas, referentes aos diversos componentes curriculares/segmentos escolares. Os cursos têm foco na avaliação escolar, além de subsidiarem a utilização dos livros didáticos da Coleção Pitágoras. A metodologia utilizada baseia-se na reflexão teórica, aliada a oficinas de atividades práticas. 

Seminários Temáticos:organizado em palestras, cursos, oficinas e relatos de experiências, com o objetivo de fortalecer as lideranças educacionais das escolas integradas. As atividades são programadas visando a possibilitar reflexão e discussão sobre a liderança situacional nas escolas e o aprofundamento no estudo, na compreensão e na operacionalização dos PCN, das DCN e dos temas transversais.

Congressos de Pais: parte da estratégia para manter a confiança, o apoio e a parceria dos pais, inovando e mantendo atualizada a proposta pedagógica. A realização do evento em cada escola integrada conta com o subsídio da Rede Pitágoras. Oferece às famílias a oportunidade de atualizar-se quanto às mudanças e transformações necessárias à ressignificação da educação hoje. As palestras e os debates nesse congresso tratam de temas ligados a questões sociais e educacionais, sempre conduzidos por especialistas e autoridades de renome nacional.

Cursos Gerenciais: oferecem capacitação administrativa, financeira e das ações de marketing para o fortalecimento profissional..

Colegiados Nacionais: grande encontro das lideranças das escolas integradas à Rede Pitágoras, em que o intercâmbio de experiências, idéias e informações é a tônica mais significativa. Aos momentos de reflexão, coordenados por palestrantes de renome na área empresarial, educacional e cultural, agregam-se atividades de confraternização, informação e esclarecimentos. O evento acontece três vezes ao ano, com o objetivo de oferecer aos diretores das escolas e suas equipes oportunidade de aprimoramento e atualização pessoal e profissional, visando a uma atuação ágil e moderna como gestores escolares, nas dimensões administrativas, pedagógica, tecnológica e humana.

  

Colegiados Regionais: A Rede incentiva, no trabalho de parceria, a criação de momentos para se ouvir as lideranças das escolas e dar a elas a oportunidade de, em grupo, refletirem sobre os processos escolares, manifestando suas necessidades e expectativas e criando soluções conjuntas para os problemas comuns. Reúne alta administração das escolas de uma região, com a finalidade de contribuir para o melhoramento contínuo dessas escolas, por meio de estratégias e ações que criem sinergia e facilitem o trabalho.

Curso Temas Filosóficos - Filosofia para Crianças: o objetivo deste curso, formatado em 40 horas, é apresentar o Programa de Filosofia para Crianças, criado pelo filósofo norte-americano, Mathew Lipman. O propósito é desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos, mediante o diálogo de temas filosóficos, transformando as salas de aula em verdadeiras comunidades de investigação.

Congressos de Educadores "Nós da Escola":o tema central são as relações interpessoais que se estabelecem na comunidade escolar. As palestras e os debates têm por objetivo promover, entre os educadores das escolas integradas à Rede Pitágoras, reflexões e questionamentos sobre temas atuais relacionados à otimização da dinâmica do cotidiano escolar. Os educadores inscritos terão, assim, oportunidade de participar do esforço coletivo de transformar o eu em nós, atando NÓS que constroem redes e desatando NÓS que impedem a integração. Os Congressos são realizados em todo o Brasil, em pólos próximos às escolas integradas, de forma a facilitar o deslocamento dos inscritos.

Encontro Pré-Vestibular: destinado aos profissionais que trabalham com o Curso Pré-Vestibular e/ou o 3.º ano do Ensino Médio integrado, trata de questões relacionadas aos conteúdos e à metodologia específica desse segmento escolar. São abordados também aspectos funcionais e informações atualizadas sobre os exames vestibulares nas principais universidades nacionais. As palestras são uma oportunidade de reflexão e revisão do papel do educador e da escola regular nesse momento específico da vida estudantil.

Programa de Pós-Graduação: A Rede Pitágoras, em parceria com a Faculdade Pitágoras, está oferecendo cursos de pós-graduação - lato sensu - para as escolas integradas. Os cursos abrangem duas áreas: gestão e educação e estão estruturados com módulos específicos por área e módulos que serão comuns às duas áreas. Parte dos trabalhos acontecerá a distância e outra parte será presencial. Para mais informações acesse O Programa de Pós-Graduação na seção Educação e Treinamento, na parte interna do site.

 
Colégio Santa Clara, Desenvolvimento Neocyber